terça-feira, 24 de março de 2015

IV CURSO DE ANÁLISE SENSORIAL E QUALIDADE DE AZEITES

Informamos que estaremos realizando no período de 12 a 14 de maio/2015, nas dependências do ITAL/APTA - Instituto de Tecnologia de Alimentos, Campinas, SP, o IV CURSO DE ANÁLISE SENSORIAL E QUALIDADE DE AZEITES -  UM PERCURSO DE QUALIDADE, DAS AZEITONAS AO AZEITE EXTRAVIRGEM.
O objetivo do curso é oferecer uma ampla visão do processo de cultivo e produção de azeitonas, extração e conservação de azeites, enfatizando os fatores que interferem na qualidade dos azeites. A análise organoléptica representa um dos mais importantes parâmetros qualitativos para classificação mercadológica de azeites de oliva. O curso consentirá aos participantes distinguir entre azeites sem defeitos, ou extravirgens e azeites com defeitos organolépticos. Abordará aspectos de toda cadeia produtiva das oliveiras, enfatizando fatores que interferem na qualidade de azeites, desde a implantação do olival até a conservação dos azeites. O curso está em sua quarta edição, e este ano trará como inovação a extração e filtração de azeite em máquina extratora financiada por projeto CNPq pelo Grupo Oliva SP, e a realização das análises químicas básicas de qualidade de azeites: acidez livre, índice de peróxidos e extinção específica no ultravioleta, que serão realizadas em laboratório do Centro de Ciência e Qualidade de Alimentos (CCQA), no ITAL – Instituto de Tecnologia de Alimentos.
Inscrições e Programação: http://www.apta.sp.gov.br/olivasp; ou Edna Bertoncini (ebertoncini@apta.sp.gov.br; Fone: 19 34215196 ramal 343); ou Juliana Rolim (juliana@iac.sp.gov.br; Fone: 19 3202-1750
 
Facilitadores:
· Ugo Testa – Engenheiro Agronômo da ASSAM – Agenzia Servizi Settore Agroalimentare de Marche, Itália - Docente Associazione Assaggiatori Professionisti FLAVOR Cultura di Gusto, com grande experiência em toda Itália, e degustador inscrito no grupo nacional de degustadores de azeites, integrante de Panel Test creditado pelo COI e MIPAF.
· Edna Bertoncini - O curso será orientado para a realidade brasileira, e traduzido simultaneamente pela Pesquisadora Científica Edna Bertoncini, do Projeto OLIVA SP.
Instituição Coordenadora: Secretaria de Agricultura e Abastecimento de São Paulo - APTA – Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios.
 
Realização: GRUPO OLIVA SP

Nenhum comentário:

Postar um comentário