(Maria da Fé – 13.03.15) A expectativa dos olivicultores da Serra da Mantiqueira e de novas regiões produtoras é dobrar a extração de azeite extra-virgem nacional em 2015. Esse foi um dos assuntos abordados na 10ª edição do Dia de Campo de Olivicultura realizado nesta sexta-feira, 13, na Fazenda Experimental da EPAMIG, em Maria da Fé.
“A previsão é extrairmos 20 mil litros de azeite extra-virgem nacional na região da Mantiqueira e em outras novas localidades”, comemora o presidente da Associação dos Olivicultores dos Contrafortes da Serra da Mantiqueira (Assoolive), Nilton Caetano de Oliveira. Esse aumento na produção é também uma realidade para as olivicultoras Isabel Carneiro e Ângela Duvivier, que iniciaram há cinco anos o plantio de 5300 plantas em uma propriedade em Aiuruoca (MG). “Tivemos um salto de 25 litros para 1000 litros em 2015”. De acordo com Ângela, a ideia surgiu a partir de uma necessidade de reflorestar e manter uma reserva ambiental. “É maravilhoso produzirmos um produto precioso, que traz benefício à nossa saúde e ainda reflorestarmos com um lindo bosque de oliveiras a nossa propriedade”, ressalta.
Para o chileno Jorge Gomez, que mora há 10 anos no Brasil e produz soja no município de Paracatu, a ideia de cultivar oliveiras surgiu a partir de uma visita a algumas propriedades de familiares, em recente viagem ao Chile. “Eu pretendia comprar uma área para reflorestamento, mas a minha esposa se encantou com a olivicultura e hoje estamos aqui em Maria da Fé para conhecermos mais sobre esta cultura”. Jorge contou que estuda a viabilidade econômica da atividade para, em breve, introduzir oliveiras em uma área adequada ainda em estudo.
Publicação inédita
A nova edição da revista Informe Agropecuário “Azeite de oliva: ouro verde e amarelo” foi lançada durante o 10º Dia de Campo de Olivicultura. A publicação, coordenada pelos pesquisadores da EPAMIG Adelson de Oliveira e Luiz Fernando de Oliveira, aborda tecnologias para produção de azeite de oliva, bem como informações sobre Indicação Geográfica e Denominação de Origem do azeite e os benefícios de seu consumo para a saúde. “O desafio agora é buscar estratégias para redução do custo de produção e aumento da produtividade, além do aproveitamento dos resíduos da extração”, explica Adelson, que se dedica em estudos da olivicultura há mais de 30 anos.
A publicação traz artigos escrito por especialistas de renomadas instituições de pesquisa que buscam a viabilidade da produção de azeite nacional. O Informe “Azeite de oliva: ouro verde e amarelo” pode ser adquirido através da divisão de Gestão e Comercialização da EPAMIG. Telefax: (31) 3489-5002 e e-mail:
publicacao@epamig.br.
Foto 1: Olivicultoras de Aiuruoca (MG) comemoram aumento na extração de azeite em 2015
Foto 2: Pesquisador Adelson de Oliveira apresenta nova edição do Informe Agropecuário
Crédito: Erasmo Reis / EPAMIG
Nenhum comentário:
Postar um comentário