segunda-feira, 27 de agosto de 2012

Análise Sensorial de Azeite de Oliva


Análise Sensorial de Azeite de Oliva
EPAMIG SEDIA 1º CURSO PROFISSIONAL EM MARIA DA FÉ
Análise Sensorial de Azeite de Oliva
Fazenda Experimental da EPAMIG em Maria da Fé sediou, no último dia 19, o 1º Curso de formação profissional em análise sensorial de azeite de oliva de qualidade e olivicultura de valor agregado.
O curso, promovido pela Associação dos Olivicultores dos Contrafortes da Mantiqueira (Assoolive), foi ministrado pelo engenheiro químico do Conselho Oleícola Internacional (COI), Cesar Coliga Martinez. O espanhol é um dos maiores experts em olivicultura e painéis de avaliação sensorial do mundo. Engenheiro químico e agrônomo de campo, Cesar veio ao Brasil dialogar com produtores rurais e olivicultores sobre o valor agregado no azeite e sobre o COI.
Em 2009 foi criada a Associação dos Olivicultores dos Contrafortes da Mantiqueira, que utiliza tecnologia desenvolvida pela EPAMIG para o cultivo de oliveiras e produção de azeite. São os pioneiros no país. "Produzimos o primeiro azeite de oliva extravirgem em fevereiro de 2008, após anos de pesquisa e testes com 150 variedades de oliveira", relata o coordenador do Núcleo Tecnológico EPAMIG Azeitona e Azeite e também presidente da Assoolive, Nilton Caetano de Oliveira.
O azeite produzido pela EPAMIG foi testado na Europa e bem avaliado por consumidores na Espanha e na Itália, onde foram feitas análises em laboratórios especializados. Os números no Brasil ainda são modestos. "A produção estimada para 2015 é de 800 toneladas de azeite, o que equivale a 1,6% da importação brasileira em 2010 (50 mil toneladas de azeite)" diz Nilton.

Olivicultura em Minas Gerais

Em Maria da Fé, a EPAMIG implantou o Núcleo Tecnológico Azeitona e Azeite, onde são desenvolvidas pesquisas há mais de três décadas sobre o comportamento de uma coleção de clones de oliveira, com resultados promissores. Alguns deles têm se destacado com florescimento e produções regulares de frutos, indicando a necessidade de realização de estudos sobre o comportamento de diferentes variedades desta espécie.
Além do estudo da oliveira no Sul de Minas, experimentos também estão sendo realizados na Zona da Mata, em Barbacena e no Vale do Jequitinhonha, em Leme do Prado. Recentemente também foi iniciado o cultivo de oliveiras no Alto Paranaíba, em Araxá. As pesquisas têm como objetivo avaliar o desempenho vegetativo e o comportamento frente às principais pragas e doenças que atacam as variedades de oliveira nas condições edafoclimáticas de cada região.
Análise Sensorial de Azeite de Oliva
Cesar Martinez
Análise Sensorial de Azeite de Oliva
Curso Análise Sensorial de Azeite de Oliva

Nenhum comentário:

Postar um comentário