quarta-feira, 20 de novembro de 2013

Procon-RJ proíbe a venda e retira de supermercados azeite com propaganda enganosa


 A Secretaria de Estado de Proteção e Defesa do Consumidor (Seprocon), através do Procon-RJ, instaurou nesta segunda-feira, 11 de novembro, Processo Administrativo determinando que as redes de supermercados Mundial, Prezunic, Guanabara e Grupo Pão de Açúcar (supermercados Pão de Açúcar, Extra e Assaí) suspendam em todo o estado a venda dos azeites das marcas Figueira da Foz, Tradição, Quinta D'Almeida e Vila Real. Esses azeites não são do tipo virgem e sim lampante, cuja qualidade é inferior.As filiais das redes devem devolver os produtos a seus fabricantes.

Em outro caso, o processo também estabelece que essas redes de supermercado fixem cartazes nas prateleiras de azeites de outras marcas informando que, ao contrário do que é descrito nos rótulos de suas embalagens, os produtos não são extravirgens e sim virgens. São azeite das marcas Beirão, Borges, Carbonell, Gallo, La Española, Pramesa e Serrata.

Operação Capitu

Agentes do Procon-RJ percorreram nesta segunda-feira filiais dos supermercados em questão para notificá-los e averiguar o cumprimento do que determina o processo, em fiscalização da Operação Capitu. Eles também estiveram em estabelecimentos de outras redes - Intercontinental, Supermarket, Zona Sul, Mega Box e Ultra -, que colocaram o cartaz informando o real tipo de azeite e retiraram das prateleiras aqueles cujos rótulos apresentavam informação errada.

Quarenta e um supermercados foram vistoriados e todos fixaram o cartaz nas prateleiras dos azeites enganosamente definidos como extravirgens. O azeite da Quinta D'Almeida foi retirado das prateleiras em nove supermercados, e as unidades do azeite Figueira da Foz tiveram de ser recolhidas recolhidas em quatro deles. A operação prossegue nesta terça-feira, 12 de novembro, em outros supermercados localizados na cidade do Rio, na Baixada, em Niterói, e São Gonçalo.

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