quinta-feira, 6 de junho de 2013

Jornada Sensorial sobre Azeites de Oliva



Avaliação Analítica e Sensorial da Safra 2013 - ASSOOLIVE



No dia 25 de maio, na fazenda experimental da EPAMIG em Maria da Fé - MG, olivicultores associados à ASSOOLIVE, que representa produtores da região da Mantiqueira, Serra da Bocaina e Serra do Mar, se reuniram para a Jornada Sensorial sobre Azeite de Oliva e Avaliação Analítica e Sensorial da safra 2013.

Os objetivos foram avaliar os azeites produzidos na região quanto aos parâmetros físico-químicos e sensoriais, discutir sobre os fatores de produção que influenciam na qualidade, técnicas de degustação e análise sensorial.

Esta iniciativa, com apoio da EPAMIG, faz parte das ações dos associados para aperfeiçoar seus processos produtivos.

A Jornada Sensorial foi conduzida pelo Ecochef do instituto Maniva e especialista em azeite pelo IFAPA-Espanha, Marcelo Scofano e por Rossella Speranza, italiana da Apulia, coordenadora do projeto Olivita. Foram avaliadas sensorialmente, às cegas, 23 amostras da safra 2013 enviadas pelos associados.

O número de amostras de diferentes produtores e variedades, o ótimo conteúdo técnico da jornada e o balanço da produção 2013 evidenciam que a região se consolida ano a ano como uma importante produtora de azeite de oliva no Brasil.

A apresentação dos resultados dos testes físico-químicos realizados no laboratório do Ministério da Agricultura de Belo Horizonte indicou que os parâmetros das amostras atenderam aos limites estabelecidos pela legislação brasileira para classificar os azeites como tipo extra-virgem.

A análise sensorial mostrou azeites com relevantes e diferentes intensidades de frutado, amargo e picante e zero defeitos, condições essenciais para extra-virgem. Algumas amostras apresentaram defeitos, reforçando a importância dos cuidados com o ponto de colheita, transporte dos frutos, processo de extração e armazenamento.

O evento consolidou a relevância do Programa de Certificação de Qualidade em implementação pela associação. O Selo da ASSOOLIVE indicará ao consumidor o comprometimento dos produtores com a produção de um verdadeiro extra-virgem.


Nenhum comentário:

Postar um comentário