segunda-feira, 27 de março de 2017

Você sabia que em Minas tem produção de azeite? E que dá pra visitar as fazendas?

A Serra da Mantiqueira reserva além de belas paisagens a produção de azeite. A Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig) pesquisa há mais de 30 anos a cultura da oliveira na região e em 2008 realizou em Maria da Fé a primeira extração de azeite de oliva no Brasil.
A prática é relativamente recente no estado, mas já colocou Minas Gerais na rota de produção da iguaria. São mais de 40 municípios do estado que cultivam a espécie de oliveira para extração do azeite. Boa parte dos produtores estão concentrados na região sul de Minas. Eles se organizaram e criaram a Associação dos Olivicultores dos Contrafortes da Mantiqueira (Assoolive) em 2009 e desde então desenvolvem trabalhos em parceria com a Epamig.
Saiba quais são as cidades mineiras produtoras de azeite e as fazendas abertas à visitação de turistas:

Maria da Fé
A cidade foi a grande precursora da produção no Brasil. Situada a 467 km de Belo Horizonte, o município de Maria da Fé tem 15 mil habitantes e clima frio da Serra da Mantiqueira. Na cidade é possível encontrar oliveiras por toda a parte e esta é a grande aposta dos fazendeiros locais. Na cidade também está situada a Fazenda Experimental da Epamig, que o turista pode visitar acompanhado de um guia.

Alagoa
O município possui um projeto com o objetivo de promover o desenvolvimento rural sustentável e gerar trabalho e renda. O Projeto Oliveiras de Alagoa também tem o objetivo de fortalecer a economia local e agregar à agricultura familiar. Em Alagoa a primeira colheita foi na Fazenda Cauré e as azeitonas foram levadas para a Estação da Embrapa em Maria da Fé, onde foi produzido o primeiro azeite artesanal de Alagoa. Na cidade o turista pode conhecer a Rota do Queijo e do Azeite e conhecer mais de perto a produção das iguarias. 

Aiuruoca
Na região de Aiuruoca, existe um projeto do produtor Nelio Weiss, que além da produção do azeite da marca Olibi criou também um projeto denominado Adote uma Oliveira, que consiste em uma ação para reflorestamento da região através do cultivo das oliveiras. Outros produtores em Aiuruoca apostam na atividade econômica da produção de azeite. Ângela Duvivier e Isabel Carneiro se dedicam ao cultivo da iguaria e a cada ano a colheita melhora e são produzidos milhares de litros de azeite para comercialização.

Delfim Moreira
Newton Litwinski e Fátima Garcia encontraram em Delfim Moreira uma nova vida e se aventuraram através da produção do azeite orgânico. Na Fazenda Verde Oliva os turistas podem agendar uma visita guiada para conhecer de perto a produção. O azeite comercializado leva o mesmo nome da propriedade. 

Cristina
Na cidade de Cristina, um dos locais da produção de azeite é o Sítio Paiol Velho, da família de Luiz Menezes. A lavoura foi iniciada em 2007 e já conta com mais 750 pés em produção e quatro variedades de azeitonas. Os produtos extraídos na fazenda já chegaram à Espanha e a Grécia, e foram bem avaliados de acordo com a proprietária Zilda Maria Maciel.

Andradas
A produção em Andradas também ganhou destaque nacional. O Azeite Borriello é produzido por Carla Retuci, que largou o mercado financeiro para fazer azeite com o marido Mário Retuci. A iguaria é produzida na Fazenda Três Barras Castanhal, em Andradas. A fazenda é aberta para a visitação e os turistas podem conhecer de perto a produção.

Tipos de azeite
O número de etapas de refinamento pelas quais as azeitonas passam é que definem o tipo do azeite. Essa fase do processamento altera a acidez do óleo, ou seja, a sua qualidade. Quanto menor a acidez mais benefícios ele terá.
Azeite Extra Virgem: gordura obtida a partir do fruto da oliveira através de processos exclusivamente físicos, sem adição de produto químico e obtido com acidez não superior a 0.8%.
Azeite Virgem: gordura obtida a partir do fruto da oliveira através de processos exclusivamente físicos, sem adição de produto químico e obtido com acidez não superior a 2%.

Cosméticos a base de azeite
Idealizada pelas farmacêuticas Andréia Machado e Vânia Gonçalves, a farmácia de Manipulação Farma Oliva desenvolveu uma linha de cosméticos Verde Oliva à base de azeite de oliva extraído da Fazenda Experimental de Maria da Fé, e inspirada nos costumes gregos e egípcios do uso do óleo de oliva para produção de beleza. São sabonetes hidratantes, esfoliantes, hidratante corporal, óleo trifásico, cremes para os pés, shampoos, condicionadores e também produtos da linha facial à base de extrato das folhas da oliva.

Nenhum comentário:

Postar um comentário