segunda-feira, 27 de março de 2017

Produção de azeite deve registrar safra recorde para 2017 no Sul de MG

Estimativa é que sejam colhidas 400 toneladas de azeitonas na região.
Previsão é que colheita deste ano gere 40 mil litros do produto.


A produção de azeite no Sul de Minas deve registrar safra recorde para 2017. A previsão da Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (EPAMIG) é que sejam colhidas 400 toneladas de azeitona e produzidos 40 mil litros do produto.

De acordo com o Ministério da Agricultura, o plantio de azeitonas em Minas Gerais representa 70% da área plantada no país. Além disso, das 63 espécies de azeitonas registradas no Brasil, 55 são de origem dos estudos feitos pela EPAMIG.

“É um mercado garantido. Então nós queremos que continue [assim]. A pesquisa vai continuar dando a sua contribuição.
Estimativa é que sejam colhidas 400 toneladas de azeitona no Sul de Minas (Foto: Reprodução EPTV/Edson de Oliveira)Estimativa é que sejam colhidas 400 toneladas de azeitonas no Sul de MG (Foto: Reprodução EPTV/Edson de Oliveira)

Os últimos números mostram que a produção tem crescido em média 15% ao ano. Na região da Mantiqueira, no Sul de Minas, são mais de 100 produtores, distribuídos em 60 municípios.“Acreditamos que a partir desse momento novas oliviculturas surgirão”, disse Luiz Fernando de Oliveira, coordenador do Programa de Olivicultura da EPAMIG.

Além disso, o litro do azeite produzido na região é bem mais valorizado do que o importado. Custa, em média, cerca de R$ 200. Situação que tem despertado interesse no cultivo da azeitona. “Esse ano eu vou estudar bastante o assunto para ver se ano que vem a gente começa a produzir”, contou o fazendeiro Luiz Arantes.
Previsão é que colheita deste ano gere 40 mil litros de azeite no Sul de Minas (Foto: Reprodução EPTV/Edson de Oliveira)Previsão é que colheita deste ano gere 40 mil litros de azeite no Sul de Minas (Foto: Reprodução EPTV/Edson de Oliveira)
Com o setor valorizado, teve quem saiu do Espírito Santo (ES) para acompanhar as novidades e técnicas de cultivo apresentadas na 12ª edição do “Dia do Campo”, realizado em Maria da Fé (MG). “Eu acho que vai dar certo. Vai depender agora do clima, vontade e coragem de iniciar um plantio desses na região”, disse o empresário Paulo Sandemberg.

Ainda segundo a EPAMIG, até hoje no Sul de Minas, são usadas apenas máquinas italianas. Entretanto, uma máquina de extração de azeite, a primeira fabricada no Brasil, pode baratear o custo de produção e movimentar ainda mais o setor. O gerente da empresa acredita que a redução no preço do equipamento pode chegar a 30%.

“Tem facilidade de manutenção na parte de limpeza, pois é um equipamento totalmente sanitário”, explicou Rudimar Fornari Huk.

Nenhum comentário:

Postar um comentário