terça-feira, 29 de novembro de 2016

'Ebola das oliveiras' chega a Espanha

 Um patógeno vicioso apelidado de "Ebola das oliveiras" pelo jornal espanhol El Mundo e que, de acordo com especialistas que tiveram de lidar com ele no passado, tem o potencial de devastar a colheita de azeitona da União Europeia foi visto pela primeira vez Na ilha de Maiorca.
A doença, Xylella fastidiosa, classifica-se entre as "mais perigosas do mundo", para as culturas e é uma ameaça muito grave, dizem os especialistas. O patógeno coloniza os vasos que uma planta usa para transportar água e nutrientes.

O resultado é que a planta sofre sintomas graves, tais como escaldante e murchando de sua folhagem e, eventualmente, morre. O fato de que a bactéria tem inúmeros hospedeiros e vetores é uma preocupação para as autoridades locais como a probabilidade de uma contaminação completa na ilha é um cenário que não foi excluído.

O agente patogénico foi detectado pela primeira vez em Mallorca por funcionários do Departamento de Ambiente, Agricultura e Pescas das Baleares durante um controlo de rotina em três cerejeiras localizadas num dos centros de jardinagem da cidade. Ainda não infectou as oliveiras da ilha, mas as autoridades permaneceram totalmente cautelosas sobre a questão.

Em um esforço para evitar mais contaminação funcionários do governo estabeleceram uma proibição de movimento na ilha abrangendo 15.000 hectares; O objetivo é "conter e erradicar a propagação da bactéria". As autoridades espanholas estão realizando testes em outras plantas e procurando insetos que vetores da doença, a fim de avaliar a sua propagação e, eventualmente, erradicá-lo.

Tais surtos se tornaram uma grande preocupação não só para a Espanha, mas também para a Itália e para toda a União Européia, enquanto o mercado do azeite foi afetado por colheitas medíocres e pelo aumento do preço do azeite em 2016.

De facto, espera-se que a produção de azeite 2016 da União Europeia apresente um forte declínio, uma vez que o sector enfrenta muitas ameaças. A seca e as doenças sofreram acidentes vasculares cerebrais no sul da França e na Itália, ea Espanha, maior produtora de azeite do mundo, enfrentou incertezas decorrentes das previsões pessimistas de rendimento do governo. O "Ebola das oliveiras" é ainda outra grande preocupação para os produtores de azeite europeus que tiveram um ano difícil.

A bactéria Xylella fastidiosa foi descoberta pela primeira vez em Puglia, na Itália, em 2013. O patógeno afetou muito a colheita de azeitonas na Itália - centenas de milhares de hectares de azeite foram devastados - e mais tarde causou estragos nas árvores de azeite do sul da França.

Foi previamente visto na Ásia e na América. 2015 Xylella fastidiosa surto resultou em um aumento de vinte por cento no preço do azeite. No caso de as autoridades espanholas não poderem erradicá-la, o preço do azeite poderá registar um aumento sem precedentes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário