segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013

Epamig apresenta tecnologias para processamento de azeite extravirgem

Tecnologias de processamento de azeite serão apresentadas durante dia de campo no próximo dia 21 de fevereiro, na Fazenda Experimental da Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig), em Maria da Fé, no Sul de Minas. Os participantes também conhecerão mais sobre tecnologias de produção de azeitona, noções de análise sensorial de azeite de oliva, cultivares de oliveiras, uso do azeite em cosméticos e extração de azeite extravirgem.

A Epamig pesquisa há mais de 30 anos a cultura da oliveira na região da Serra da Mantiqueira. Em 2008 realizou em Maria da Fé a primeira extração de azeite de oliva no Brasil, feita em máquina artesanal. Em 2009 adquiriu um extrator de azeite, importado da Itália, e o Núcleo Tecnológico Azeitona e Azeite passou a processar o óleo, em parceira com a Associação de Olivicultores dos Contrafortes da Mantiqueira (Assoolive). O produto obtido alcançou índices de acidez entre 0,2 e 0,7% e foi classificado como extravirgem, com a qualidade similar aos melhores azeites do mundo.

Segundo o coordenador do Núcleo Tecnológico Epamig Azeitona e Azeite, Luiz Fernando de Oliveira, 98% da produção de azeitona dos Contrafortes da Mantiqueira, região que abrange municípios de Minas Gerais, São Paulo e Rio de Janeiro, são processados na Epamig, em Maria da Fé. “A estimativa para 2013 é do processamento de cerca de 10 mil litros de azeite extravirgem, resultantes de uma produção regional de 80 mil toneladas de azeitonas”, calcula.

A inscrição para o dia de campo “Olivicultura – Tecnologias de processamento” custa R$ 30 e pode ser feita no local do evento. Mais informações: (35) 3662-1227 / femf@epamig.br

Selo de origem

Para garantir a genuinidade e a qualidade do azeite extravirgem produzido nos Contrafortes da Mantiqueira, a Epamig e a Assoolive deram início ao processo de registro de indicação geográfica e denominação de origem desse produto. Em dezembro de 2012 fiscais federais do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) de Brasília e de Minas Gerais, São Paulo e Rio de Janeiro participaram de visita técnica à Fazenda Experimental da Epamig. A mesma equipe estará presente nesse dia de campo. Eles conhecerão o processo de produção e extração com o objetivo de fundamentar o documento oficial do Mapa para ser expedido pela Coordenação de Indicações Geográficas (CIG), o registro da indicação geográfica, denominação de origem do azeite dos Contrafortes da Mantiqueira.

Segundo o chefe da Divisão de Propriedade Intelectual da Epamig, Marcelo Alves, caso obtido, este será o primeiro registro de origem de azeite de oliva no Brasil e na América Latina. “Esse registro garante e amplia o acesso a mercados internos e externos, além de viabilizar a organização da produção e a busca do lucro coletivo”, disse.

Cosméticos à base de azeite

Inspirada nos costumes gregos e egípcios do uso do óleo de oliva para produção de óleo para massagem e cosméticos - a farmácia de manipulação Farma Oliva, de Maria da Fé, desenvolveu uma linha de cosméticos à base de azeite de oliva extraído, na Fazenda Experimental da Epamig. Esse será um dos temas apresentados durante o dia de campo.

De acordo com as sócias Andréia Machado e Vânia Gonçalves, essa linha de cosméticos surgiu a partir de experimentos realizados desde o início da farmácia há 10 anos. “Antes usávamos óleo de oliva importado, mas, atualmente, usamos o azeite processado na EPAMIG”, conta Andréia. A linha apresenta produtos, como: sabonete hidratante, sabonete esfoliante, hidratante corporal, óleo trifásico, creme para os pés, xampu, condicionador. Segundo a farmacêutica Vânia, esses cosméticos são considerados biocompatíveis com a pele. “O azeite é muito compatível com a pele pelo fato de ter cerca de 80% de ácido oleico, além de oferecer vitaminas A, D, K e E”, explica.

Projeto Ciência Móvel

Recomendações para o preparo de azeitonas de mesa também será assunto apresentado durante estação de campo através do projeto “Ciência Móvel Epamig”, em que os participantes poderão conhecer técnicas para conservação da azeitona e degustar a azeitona de mesa e o azeite da Empresa. Criado com o objetivo de popularizar a ciência e as novas tecnologias na agropecuária, o ônibus itinerante “Ciência Móvel Epamig” traz um pequeno laboratório para demonstração das pesquisas e publicações técnicas desenvolvidas pela empresa.

Produtores de azeitona do sul de MG estão otimistas com a colheita


A colheita é feita entre os meses de janeiro e abril, dependendo da região e do amadurecimento das azeitonas. No sul de Minas Gerais, a colheita é toda manual.
Newton Kraemer Litwinski cultiva oliveiras orgânicas desde 2008. São 4500 plantas em uma área de 10 hectares em Delfim Moreira. Quatro variedades são cultivadas em uma altitude que varia de 1100 a 1400 metros.
Em Maria da Fé, a colheita também já começou. Na fazenda experimental da Epamig, a Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais, as oliveiras são maiores e é preciso utilizar até uma escada.
De acordo com a Associação dos Produtores de Oliveiras, a região sul de Minas tem hoje cerca de 70 produtores de azeitonas. A região tem sido favorável para a cultura, tanto que a expectativa é triplicar a produção do ano passado. Em 2012, 25 toneladas de azeitonas foram produzidas, já neste ano a previsão é de 80 toneladas.
Cerca de 95% da colheita são usados na produção de azeite, que neste ano deve chegar a 10 mil litros. O produtor tem recebido em média R$ 140 pelo litro do azeite.
Nilton Caetano de Oliveira, presidente da Associação dos Produtores de Oliveira, a Assoolive, fala sobre o mercado e a produção. Confira a entrevista no vídeo com a reportagem completa

O Verde Esmeralda, um Mercado de Luxo novas AOVE Estrangeiros


A esmeralda é apresentado em uma caixa tipo de caso com um cristal Swarovski friso, que é feito à mão em formato de luxo.
Olimerca -. Baseado nos princípios de artesanato antigo e admiração absoluta para o meio ambiente, em conjugação com o conhecimento atual e inovador no mundo do azeite, Samuel Lopez e Luis Miguel Martinez acaba de lançar no mercado espanhol o seu primeiro óleo azeite virgem extra, que tem tido o cuidado de a qualidade do produto e a sua imagem no exterior.

Nós estamos falando sobre o EVOO Esmeralda. Azeite de Oliva Extra Virgem de Picual caracterizado pela transmissão de um aroma de ervas frescas, tomate e alcachofra que lembram extensos olivais da bacia superior do Guadalquivir.

A apresentação única de Azeite Virgem Extra Luxo Edição Verde Esmeralda, está em uma garrafa cujas formas e proporções são idênticas às de uma esmeralda, Emerald Cut usando. A tampa é acompanhada por uma rolha de cortiça natural artesanal e tratamento de parafina látex para impermeabilização completo.

A esmeralda é apresentado em uma caixa tipo de caso com um cristal Swarovski friso, que é feito à mão em formato de luxo.

De acordo com seus criadores o primeiro óleo é destinado para a comercialização no exterior, em mercados onde o preço não é levado em conta, como no mercado interno.

O Codex Alimentarius campesterol fronteiras discutir e ácido linoleico em EVOO

A reunião não contou com a presença do COI por falta de fundos. Espanha e Itália enviou um representante para defender os interesses de azeite
Olimerca -. Em 28 de fevereiro, depois de quatro anos desde sua última reunião, os representantes dos países ao redor do mundo e da União Europeia se reunirão em Penang (Malásia) para tratar de questões, incluindo a eventual criação de novo limites de campesterol e ácido linoléico em azeite virgem e a autorização proposta de óleo de palma novo e de alta soja oleico.

No caso do debate vem campesterol patrocinado pela Austrália, Argentina, Estados Unidos e Nova Zelândia, que visam aumentar os limites atuais estabelecidos em 4 a 4,8. O campesterol é um parâmetro físico que identifica a presença de sementes oleaginosas na AOV. O COI tem desenvolvido nos últimos anos, estudos relacionados com esta questão e não é considerado limites apropriados chamando até 4,8.

Quanto aos limites de ácido linoléico, a proposta pela Austrália e Argentina para estudos posteriores já está há mais de três anos, e já teve a negativa do Codex em outra reunião. O Codex é já considerado exaustivos estudos realizados pelo COI.

Para além da importância das questões discutidas na reunião do Codex Alimentarius o que é surpreendente é que a maior autoridade mundial no azeite de oliva, o Conselho Oleícola Internacional, não vai estar presente nesta reunião ea causa não é é simplesmente a falta de liquidez do COI. Uma situação que veio porque em novembro passado, durante a celebração da última reunião foram aprovados os orçamentos para este ano. Esta situação deverá ser resolvida em breve, porque nesta linha de campanhas de cessação está promovendo o COI prevista para começar em dezembro no Brasil e, posteriormente, no Japão.

terça-feira, 19 de fevereiro de 2013

Professores profissionais são lagar de azeite espanhol no Uruguai

O prestígio dos nossos técnicos profissionais e limites cruzes trazer seu conhecimento para outros países
Olimerca -. Olivícola O uruguaio Association (Asolur) está preparando um curso de capacitação para professores de usinas a ser realizada 4-8 de Março, no Departamento de Colonia e você vai espanhóis especialistas profissionais têm os gostos de Marino Villasclaras Uceda e Sebastian Sanchez - a cultura da oliveira e especialistas em tecnologia de petróleo em colaboração com a professora Adriana Gambaro (Faculdade de Química-UDELAR) - Especialista caracterização sensorial.

Durante os cinco dias, os técnicos de moinhos podem aprender essas questões importantes no processo de extracção do azeite como factores agronómicos que determinam a qualidade da prévia interna e externa, a preparação da pasta, moendo e produzindo, a separação das fases sólida e líquida; clarificação de armazenagem de petróleo, e à preservação dos óleos; introdução para a avaliação sensorial de óleos, óleos de sabor, atributos e sua rastreabilidade.

Esse programa foi elaborado para cerca de 20 participantes no final do curso pode visitar empresas da área para aprender o processo directamente.