terça-feira, 31 de julho de 2012

80% dos óleos vendidos e rotulados como virgem extra "não são"

El 80 por ciento de los aceites vendidos en grandes superficies y etiquetados como virgen extra "no lo son", según el director gerente de Oleomorillo y divulgador en La Oleoescuela, Juan Antonio Morillo, que señala que los aceites que se venden en al consumidor a dos o tres euros bajo la calidad 'Virgen Extra' se corresponden a productos 'Virgen'.

Continue lendo:

quarta-feira, 18 de julho de 2012

MAPA passa a fiscalizar a veracidade das informações contidas em rótulos de azeite e óleo de oliva

Buscando qualificar a inspeção de produtos de origem vegetal, foi realizada no Paraná a Reunião Nacional de Trabalho da Fiscalização da Qualidade Vegetal, que contou com a participação de aproximadamente 120 fiscais federais agropecuários de todo do País que atuam na inspeção neste segmento.


Promovido pela Coordenação-Geral de Qualidade do Departamento de Inspeção de Produtos de Origem Vegetal do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), o evento teve como meta o nivelamento dos procedimentos de fiscalização da qualidade de produtos alimentícios do Brasil.

Segundo o coordenador do Departamento de Inspeção, Fábio Fernandes, o trabalho dos fiscais federais vai além da fiscalização de fronteiras. “Também está presente no mercado interno, nos supermercados, nas empresas empacotadoras, evitando fraudes econômicas, ou a publicação de dados incorretos nas embalagens, garantindo ao consumidor a qualidade do produto que está levando para casa.” Segundo ele, o Mapa também passa a fiscalizar a veracidade das informações contidas em rótulos de azeite de oliva e do óleo oliva serão classificados com base em parâmetros técnicos de qualidade. Ainda serão especificados por tipo, como azeite de oliva extravirgem, virgem e lampante. Este último, de qualidade inferior, não é destinado à alimentação humana.

Durante a reunião também foram discutidos a implantação do Sistema de Inspeção Brasileiro – Sisb, além de novos procedimentos que serão adotados para o segundo semestre deste ano e em 2013.

segunda-feira, 9 de julho de 2012

Aumenta procura por azeite em Uberlândia, segundo empresários



Consumo de azeite aumenta em Uberlândia (Foto: Reprodução/TV Integração)Consumo de azeite aumenta em Uberlândia
(Foto: Reprodução/TV Integração)
O azeite tem ganhado a preferência do consumidor de Uberlândia, no Triângulo Mineiro, segundo empresários. A procura pelo produto tem surpreendido no supermercado do diretor comercial Milson Borges dos Santos. De acordo com ele, o aumento foi de 18% se comparado com o ano passado. Os mais procurados são os importados, como os portugueses e espanhóis. “Nós temos produtos de R$ 6, extra-virgem e azeite de até R$ 70”, afirmou.
Continue lendo:

terça-feira, 3 de julho de 2012

Importações de azeites de oliva pelo Brasil e sua baixa ou má qualidade



Palestra sobre azeites_Amen2A importação de azeite de oliva efetuada pelo Brasil vem em um crescendo importante. Isso comprova a importância e os cuidados que devemos ter com relação ao que está no mercado para consumo dos brasileiros.
Na campanha 2010 importamos cerca de 55 mil toneladas de azeite e na atual campanha 2011 houve um crescimento significativo nas importações aumentamos a importação em cerca de 10 mil ton, chegando ao patamar de cerca de 65 mil toneladas, em um crescimento de cerca de 20%.
Esse crescimento está sendo constante nos últimos 05 anos. O que comprova a tese por nós levantada e expressada através de artigos e trabalhos efetuados, de que em um curto espaço de tempo,e o marco de tempo é 2015, estaremos importando, no mínimo, cerca de 100 mil toneladas ano desse produto, se o crescimento se mantiver aos patamares atuais, isso demonstra cabalmente todo o potencial que a cultura tem em nosso país já que o mercado é francamente comprador e que importamos tudo no que concerne esse produto.
Com esse crescimento importante na data marco , certamente, estaremos sendo, no mínimo, o terceiro maior importador de azeite do mundo, já que em números percentuais , conforme os estudos que fizemos, hoje, somos o mais importante importador de azeites e ficamos entre os 05 maiores importadores de azeitonas do mundo.
Não basta, no entanto, ocuparmos o posto de um dos grandes importadores do mundo, no que tange a azeites, se não primamos pela qualidade do que importamos.